Departamento de  Veterinária
Avenida PH Rolfs, s/nº
36570.900 – Viçosa – MG – BR

Laboratório de Doenças Bacterianas – LDBAC

O Laboratório de Doenças Bacterianas (LDBAC) está localizado no Setor de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, do Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa. É coordenado pela professora Maria aparecida Scatamburlo Moreira e tem como técnico de apoio, o Sr. Luiz Carlos Silva. Alunos de graduação nas modalidades: bolsista, estágios (supervisionado e voluntario), e alunos de pós-graduação, nível mestrado e doutorado, assim como pós doutorandos também compõem a equipe.

As atividades desenvolvidas são referentes às pesquisas relacionadas com Microbiologia e Doenças Bacterianas de interesse em Medicina Veterinária, buscando alternativas de tratamento, novas técnicas de diagnóstico e o entendimento da patofisiologia. Os principais temas estudados são: sistemas de efluxo multidrogas e seus inibidores; atividade antimicrobiana de fitoterápicos e de moléculas bioativas; biofilmes “in vivo“; mastite; paratuberculose; bioensaios e desenvolvimento de candidatos vacinais recombinantes. Pesquisa básica, molecular e aplicada.

Área de pesquisa do programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária / UFV:

– Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças Animais.

Linha de pesquisa do CNPq:

– Medicina Veterinária Preventiva /Doenças Infecciosas dos Animais.