Laboratório de Parasitologia
O Laboratório de Parasitologia Veterinária está situado no Departamento de Veterinária, campus UFV, e faz parte do setor de Medicina Preventiva e Saúde Pública.
Atualmente, o responsável pelo laboratório é o prof. Jackson Victor de Araújo. Além de contar também com o apoio do prof. Artur Kanadani Campos.
O laboratório conta com o apoio de 3 técnicos responsáveis: José Geraldo de Oliveira, Ademir Alves e Samuel Galvão de Freitas.
A área no qual o laboratório está inserido em pesquisas é o de Biotecnologia, Diagnóstico e controle de doenças dos animais, atendendo a alunos da graduação e pós-graduação, do Departamento de Veterinária e áreas afins. Contudo, o laboratório também realiza pesquisas envolvendo parasitoses de humanos, sendo essas zoonóticas ou não. Além disso, possui estrutura que atende também estudantes de pós-doutorado.
O laboratório conta com 3 áreas físicas de grande importância para manter os organismos biológicos utilizados nas diversas pesquisas em controle biológico.
Além disso, possui equipamentos de grande utilidade nas atividades de pesquisas, ensino e extensão que são realizadas aqui, na presente área. Como por exemplo:
- 2 capelas de fluxo laminar, utilizadas para repiques seriados de fungos nematófagos que são utilizados em controle biológico.
- 8BODs, sendo duas com foto-período controlado, utilizadas para manter os microorganismos em condições ideais de umidade e temperatura.
- 5 microscópios, sendo 2 com câmeras acopladas, utilizadas para realização de exames parasitológicos e também para análise de predação e destruição de larvas e/ou ovos de helmintos.
- 3 microscópios esteroscópio, utilizados para identificação de helmintos e artrópodes, servindo também de auxílio aos alunos de graduação com relação à coleção realizada por eles.
- 4 centrífugas, utilizadas como apoio de análise de ovos e larvas de helmintos, também utilizadas em aulas práticas.
- 2 destiladores, para obtenção de água destilada para preparo de meios de cultura, utilizados em experimentos laboratoriais.
- 3 liquidificadores industriais utilizados no preparo de péletes contendo fungos nematófagos que são fornecidos aos animais, quando necessário, em caso de ensaios experimentais in vivo, em testes a campo.
- 3sheiques transversais, de temperatura e rotação controlada, utilizados para crescimento dos fungos em meio líquido, para o crescimento de massa miceliana, com intuito de produzir os péletes.
- 5 geladeiras e 2 freezers, utilizados como Micoteca (coleção de fungos) e armazenamento de amostras biológicas como larvas e ovos.
- 2 autoclaves, utilizadas na esterilização de meios de cultura.
- Além disso, o laboratório conta ainda com 2 estufas de secagem de vidraria, 2 microondas, diversos reagentes, e diversos tipos de vidrarias que auxiliam na pesquisa.